Avaliação educacional - Memórias, trajetórias e propostas

Ângela Imaculada L. F. Dalben (org.)

O fracasso escolar das crianças e dos jovens brasileiros e os altos índices de evasão e repetência dos sistemas públicos de educação, antes enfocados como um problema individual dos aprendizes, têm sido debatidos pelos estudiosos e gestores da educação como um grave problema nacional. Fazendo parte desse cenário, as pesquisas revelam a avaliação escolar como um importante instrumento de controle, poder e seletividade social que merece uma atenção especial. Visitando a história da educação mineira, verifica-se que há projetos educativos marcados pelo compromisso com a construção de uma escola crítica, democrática, mais justa e solidária, voltada para a inclusão social. Estas propostas expressam, nos contextos dos diferentes cenários pedagógicos, o desejo de mudar e de repensar a relação pedagógica do trabalho em nossas escolas; refletem uma cultura de avaliação escolar contextualizada, construída e consolidada em nosso ideário educacional.

Origem
2008 | 1ª