O pacto autobiográfico - De Rousseau à Internet

Philippe Lejeune ; Jovita Maria Gerheim Noronha (org.)

Este livro reúne ensaios de um autor cujo nome já se confunde com seu próprio objeto de investigação, as escritas do eu. A coletânea de ensaios de Philippe Lejeune aqui apresentada cobre mais de 30 anos de reflexão, pesquisa e defesa de um gênero cuja proliferação atual e o interesse acadêmico crescente não significam de fato que haja consenso em torno dele. A publicação desta coletânea – cuja seleção levou em conta as intervenções do autor – deve-se, de um lado, ao interesse crescente pelo tema da memória e pelas escritas de si, tanto no campo dos estudos literários, em que autobiografias, diários, correspondência e blogs vêm se destacando como objeto de investigação, quanto no campo da sociologia, antropologia e história, no qual esse interesse se justifica pelo fato de o gênero possibilitar um ângulo privilegiado para a percepção dos microfundamentos sociais pelos selfs individuais. Para compor este livro, foram escolhidos textos de conteúdo teórico que propõem conceituações e categorias relevantes para as diferentes áreas que poderão servir de suplemento à reflexão que vem sendo, há tempos, desenvolvida por intelectuais brasileiros e latino-americanos em torno do tema.

Tradução:
Jovita Maria Gernheim Noronha