Territórios da universidade - Permanências e transformações

Carlos Alberto Maciel ; Maria Lúcia Malard (org.)

Esta publicação tem um duplo sentido: o de consolidar um registro histórico do planejamento físico da UFMG desde a sua fundação, destacando algumas experiências reconhecidas nacionalmente, e o de apresentar visões críticas e prospectivas que orientem ações futuras de planejamento, incluindo questões contemporâneas de sustentabilidade, desempenho energético das edificações, industrialização da construção e integração da Universidade com a cidade. A diversidade de tempos e de propostas concretiza-se no espaço físico como colagens de malhas, grids, pavilhões e pátios que se sobrepõem e terminam por formar uma unidade. Esse princípio, que orienta o próprio desenho gráfico do livro, revela-se também na alternância entre textos históricos e artigos especialmente elaborados para esta obra, desvelando a variedade de territórios, tempos e culturas que constituem a Universidade.

Arquitetura e Artes
Obra Avulsa