Formação em jornalismo - da prospecção dos acontecimentos à edição

Bruno Souza Leal

É digna de nota a ausência de referências bibliográficas em português, direcionadas a estudantes de jornalismo, que orientem a prática profissional na perspectiva proposta por este livro. O jornalismo é aqui pensado como uma atividade coletiva e plural, que envolve profissionais e cidadãos na configuração do acontecimento jornalístico. Trata-se de uma abordagem transversal que busca concatenar os conteúdos das disciplinas com enfoque ético, antropológico e de linguagem. Em sintonia com as tendências contemporâneas da prática jornalística, as especificidades midiáticas são consideradas em perspectiva integrada e em temporalidades variadas, priorizando-se o planejamento editorial de modo abrangente e sistemático. Este livro tem, assim, o compromisso de promover experiências práticas e reflexões na formação de estudantes de Jornalismo acerca da transversalidade de questões como a ética e a historicidade da atividade jornalística e também dos acontecimentos noticiados, atentando-se para a responsabilidade e para o respeito à diversidade das ações humano-sociais.

Ciências Sociais Aplicadas
Didática